\

Sejam bem vindos. O objetivo deste Blog é informar as pessoas sobre os mais variados assuntos, os quais não se vê com frequência nas mídias convencionais, em especial acerca dos direitos e luta da juventude e dos trabalhadores, inclusive, mas não só, desde o ponto de vista jurídico, já que sou advogado.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Cesare Battisti: Assine abaixo assinado eletrônico pedindo a concessão de refúgio presidencial

Amigos e amigas,

Abaixo importante msg de Celso Lungaretti, sobre o caso Cesare Battisti. É um pedido de assinaturas no abaixo assinado ao presidente Lula, pela concessão do refúgio presidencial a Cesare.


Entretanto, na msg abaixo há mais explicações técnicas para assinar a petição.

Adriano Espíndola Cavalheiro

-=-=-=-=-==-

PREZADOS,
NO MOMENTO EM QUE O PRESIDENTE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA ESTÁ PRESTES A DAR A PALAVRA FINAL SOBRE O CASO BATTISTI, SÓ FALTANDO RECEBER O PARECER POR ELE SOLICITADO À ADVOCACIA GERAL DA UNIÃO, PEÇO-LHES ESPECIAL EMPENHO NO SENTIDO DE QUE CONSIGAMOS UM NÚMERO EXPRESSIVO DE ASSINATURAS PARA O ABAIXO-ASSINADO PLEITEANDO "ASILO PRESIDENCIAL PARA BATTISTI" (vide as instruções do Carlos Lungarzo abaixo), A SER ENCAMINHADO PROXIMAMENTE AO PALÁCIO DO PLANALTO.
MESMO QUE AS PERSPECTIVAS SEJAM DE QUE NOSSO PRESIDENTE DECIDIRÁ COM INDEPENDÊNCIA E ESPÍRITO DE JUSTIÇA, JUSTIFICA-SE UM ESFORÇO MAIS INTENSO DE TODOS NÓS: SERÁ IMPORTANTE EVIDENCIARMOS PARA O BRASIL E O MUNDO A JUSTEZA DE SUA DECISÃO E O ENDOSSO DOS MELHORES BRASILEIROS.
VAMOS ARREGAÇAR AS MANGAS! OS ESFORÇOS NO SENTIDO DE ESCLARECERMOS O VERDADEIRO PAPEL HISTÓRICO DE BATTISTI PROSSEGUIRÃO, INCLUSIVE, APÓS SUA LIBERTAÇÃO.
UM FORTE ABRAÇO A TODOS!
CELSO LUNGARETTI
Em 28/04/2010

PRIMEIRO PASSO

PROCURAR ESTE ENDEREÇO:

http://www.petitiononline.com/btstlng/petition.html

VOCÊ ESTÁ VENDO

Acima, uma faixa cinza onde está escrito, com letras brancas:

Asilo Presidencial para Battisti

Abaixo há dois links juntos, que dizem:

View Current Signatures - Sign the Petition

Que significa:

Veja as assinaturas atuais – Assine a Petição

Abaixo, ainda, está o texto de nossa petição, que você pode ler.

Você pode ver os que já assinaram depois. Se você quiser assinar primeiro, vá ao SEGUNDO PASSO

SEGUNDO PASSO

CLIQUE não link que diz:

Sign the Petition

Assine a Petição

VOCÊ ESTÁ VENDO

Três retângulos com espaços para preencher:

Name: ___________________

E-mail Address:____________

Comments:_______________

TERCEIRO PASSO

No primeiro espaço escreva seu nome (NAME) completo.

No segundo espaço (E-mail Address) escreva seu endereço de e-mail.

Seu endereço de e-mail não será revelado, ficará armazenado conosco.

O comentário não é obrigatório, mas se você quiser explicar por que assina, nós te agradecemos.

Não é necessário preencher outros espaços na folha.

QUARTO PASSO

Clique no retângulo abaixo que diz

Preview your Signature

“Veja como ficou sua assinatura”

VOCÊ ESTÁ VENDO

Como ficou sua assinatura e, se tiver, seu comentário. Observe que seu e-mail não aparece.

QUINTO PASSO

Clique no retângulo abaixo que diz

Approve Signature

“Aprove (você esta de acordo) sua assinatura”

SEXTO PASSO

Pronto. Sua assinatura foi aceita e aparecerá na Petição na forma em que você a viu. Se você quer ver quais são as outras pessoas que assinaram, clique

VIEW CURRENT SIGNATURES

E depois clique nos números em baixo.

Obrigados

ATENÇÃO:

VOCÊ RECEBERÁ UM E-MAIL PEDINDO A CONFIRMAÇÃO DA SUA ASSINATURA. É SÓ
CLICAR NO LINK INDICADO, NÃO É VÍRUS.

Cuidado: Seu provedor pode ter pensado que essa mensagem era SPAM.

VEJA SE O SEU PROVEDOR NÃO JOGOU A MENSAGEM NA CAIXA SPAM

Esta última etapa de confirmar a assinatura é necessária para que os administradores do site saibam que os assinantes são reais.


terça-feira, 27 de abril de 2010

AS MÃOS DO STALINISMO: Uma resposta ao PCB

Diego Cruz e Eduardo Almeida, da redação do Jornal Opinião Socialista, do PSTU


Circula na Internet um texto assinado pelo Comitê Central do PCB com uma série de duros ataques à LIT e ao PSTU. Partindo da polêmica sobre Cuba e a nota divulgada pela Liga Internacional dos Trabalhadores, “A morte de Orlando Zapata e as liberdades em Cuba” , que denuncia a ditadura e a repressão no país liderado pelos Castros, a direção do PCB, a fim de compensar a ausência de argumentos, investe contra a LIT e desfia uma avalanche de adjetivos pouco qualificativos.

Em síntese, a nota da direção do PCB, “Defender a Revolução Cubana é uma questão de princípio” , tenta defender o atual regime e Estado cubano. A nota revive a velha prática do stalinismo: todos os que se opõem são “aliados do imperialismo”. O mesmo argumento que serviu para sufocar a oposição aos regimes stalinistas do Leste Europeu. O resultado todos conhecem.

Uma revolução que abalou o mundo
A revolução de 1959 foi certamente um dos fatos mais extraordinários do continente no século XX. A revolução cubana pôs fim à sangrenta ditadura de Fulgêncio Batista e possibilitou um salto nas condições de vida para a imensa maioria de seu povo. Medidas como a expropriação da propriedade privada fizeram com que a ilha passasse do “cassino dos EUA” a um país de excelência em áreas como Saúde e Educação e praticamente sem desemprego. A implantação da economia planificada e o monopólio do comércio exterior, demonstrou a toda América Latina o poder de transformação da revolução, mesmo em uma pequena ilha.

Se por um lado, porém, a revolução cubana possibilitou esse salto na educação, saúde, esportes que enchia de orgulho à militância latino-americana, por outro ela já nasceu com a extrema limitação de ser dirigida por uma burocracia convertida ao stalinismo. Sem qualquer possibilidade de organização autônoma dos trabalhadores. Enfim, uma ditadura.

Restauração capitalista
Cuba constituía uma ditadura burocrática, assim como a URSS desde a subida de Stálin, mas ainda conservava a abolição da propriedade privada, o monopólio do comércio exterior e uma economia centralizada e planificada. Medidas que, ao colocarem a economia sob o controle do Estado e não a serviço do lucro da burguesia, possibilitavam os investimentos nas áreas sociais e empregos para todos. Era o que chamamos de um Estado operário, ainda que burocratizado.

Também como a ex-URSS, porém, Cuba passou por um processo de restauração capitalista que minou, um a um, os pilares desse Estado operário. Esse é o fato para o qual o PCB e demais setores da esquerda que apóiam Fidel fecham os olhos. Existe uma economia planificada hoje em Cuba? Não. Existe monopólio do comércio exterior? Não. O Estado cubano, deixado ao léu golpeado pela débâcle do stalinismo no Leste Europeu, voltou-se ao Canadá e Espanha, principalmente, abrindo suas fronteiras para os investimentos desses países.

O principal motivo para a negação dessa realidade é que, caso o contrário, esses setores seriam obrigados a reconhecer o óbvio: o capitalismo foi restaurado pelo próprio Fidel Castro. Assim como a casta burocrática que dirigia a China foi a responsável pela restauração do capitalismo na China, mantendo, porém, a ditadura do PC chinês.

Na então URSS, quando as massas foram para as ruas no começo dos anos 1990, já não se confrontaram com um Estado operário burocratizado, mas com uma dura ditadura capitalista. Diante disso, a LIT se colocou ao lado das massas, que clamavam por liberdades. Por isso, ao contrário dos stalinistas de todo o mundo que choraram a queda do muro de Berlim, a LIT considerou uma vitória. Elas derrubaram o regime responsável pela restauração do capitalismo e a perda das conquistas. Infelizmente, porém, tais mobilizações não foram capazes de avançar até uma nova revolução, que retomasse as conquistas perdidas e o capitalismo seguiu avançando fazendo a ex-URSS retroceder em todos os terrenos de lá para cá.

A direção do PCB, no entanto, funde em uma coisa só revolução cubana e Fidel Castro. Burocracia soviética e revolução russa. Para eles, enquanto Fidel Castro e o PC estiverem à frente do Estado cubano, não importa o que passe com a vida dos trabalhadores e com a economia, Cuba continuará a ser um "bastião do socialismo". Por isso defendem com unhas e dentes o regime castrista, num estado já plenamente capitalista, sob o pretexto de defenderem a revolução.

O velho discurso stalinista
O PCB acusa a LIT de, ao lado do imperialismo, atacar a revolução cubana. Aqui, esse partido não é nada criativo e retoma a tradicional cartilha stalinista de se lidar com os opositores. Trostsky, citado pela própria nota, assim como toda a velha guarda bolchevique de 1917 que ousou se insurgir contra o stalinismo, foram massacrados. Tudo em nome da revolução. Em nome da revolução, o stalinismo cometeu as maiores atrocidades, assim como a própria restauração do capitalismo. Foi dando odes ao socialismo e à revolução que Gorbachev impôs a Glasnot e a Perestroika. O mesmo se deu em Cuba.

Da mesma forma, os opositores do stalinismo são taxados de “agentes do imperialismo”. O próprio Trotsky foi acusado de ser um agente das potências imperialistas contra o Estado soviético. O regime castrista não fica atrás e reproduz esse discurso contra seus opositores. Para a ditadura cubana, não existem “dissidentes”, mas mercenários pagos pelos EUA para desestabilizar o regime. Os que denunciam a repressão política no país são, por essa lógica, braço do imperialismo.

Para o PCB, portanto, Cuba é uma pujante democracia e os que dizem o contrário fazem o papel dos EUA. O partido nada fala, no entanto, das declarações como dos cantores Pablo Milanés e Sílvio Rodriguez, antigos defensores do regime cubano e que recentemente denunciaram a falta de liberdade na ilha. “As ideias se discutem e se combatem, não se encarceram”, chegou a declarar Milanés em um jornal espanhol. Seriam eles agentes do imperialismo?

Repressão política
O fato é que a morte do dissidente Orlando Zapata Tamayo, após 85 dias de greve de fome, assim como a recente greve de fome de Guilhermo Fariñas, que se aproxima de momentos decisivos, colocou novamente em debate, principalmente para a esquerda em todo o mundo, o caráter da ditadura dos Castros. Uma ditadura que, dia após dia, vai se desmascarando.

O governo se defende afirmando que os dissidentes são na verdade “delinqüentes comuns”, negando a existência de presos políticos na ilha. A realidade é que está cada vez mais complicado sustentar essa versão. Se pouco se conhecia sobre o passado de Zapata, morto em fevereiro, o que dava margens para a campanha de desqualificação movido pelo governo cubano, o mesmo não se pode dizer do dissidente Fariñas. Filho de um combatente revolucionário, que lutou ao lado do próprio Che Guevara no Congo nos anos 60, Fariña também combateu com a farda do exército cubano.

Com apenas 20 anos, foi condecorado ao ser ferido em 1981, durante a guerra civil em Angola, onde combateu ao lado do MPLA (Movimento pela Libertação de Angola). De volta a Cuba, estudou e formou-se psicólogo. Com o tempo, porém, Guillermo se desencantou com o regime que defendera. Primeiro, diante do fuzilamento de seu comandante e sua referencia política, o general Ochoa, herói da guerra em Angola, subitamente acusado como traficante por Castro.

Depois, com a corrupção da direção do hospital onde trabalhava, fato que denunciou. De herói, Fariñas tornou-se um aborrecimento à ditadura cubana, o que desencadeou o calvário de uma série de prisões e perseguições.

Pode-se, assim, questionar as opções políticas de Guillermo Fariñas. Pode-se questionar suas ligações políticas. Mas não seu passado e a sua biografia, assim como sua reivindicação: liberdade democrática, no caso da greve de fome, algo mais modesto, a libertação de 26 presos políticos doentes.

O que de fato está em jogo?
A economia de mercado dá as cartas hoje em Cuba. Um país em que o regime castrista comanda uma ferrenha ditadura há 50 anos e que não permite qualquer tipo de oposição. Esses são os fatos que a direção do PCB tergiversa em sua nota.

A restauração do capitalismo em Cuba vem destruindo a passos largos as bases das conquistas sociais da revolução. A desigualdade social aumenta a cada dia. Regiões e praias turísticas exclusivas a turistas estrangeiros e investimentos isentos de taxação da Europa vão desenhando um país em que médicos e engenheiros precisam dirigir táxis para os gringos para ganhar alguns dólares que completem os baixos salários que recebem ao exercer sua real profissão.

Mesmo que o PCB estivesse correto, porém, e Cuba ainda fosse um Estado operário, ou “socialista” como dizem, ainda assim seria inaceitável um regime ditatorial, sem o direito ao livre debate de ideias. Não é para isso que lutam os socialistas? Para que haja mais liberdade que a falsa democracia burguesa? Numa realidade como a da ilha, seria simplesmente impossível a existência de partidos como o PSTU ou o PSOL, ou organizações sindicais que se pretendem independentes da tutela do Estado, como a Conlutas ou a Intersindical.

Um Estado operário deveria permitir a livre organização e expressão, salvo apenas àqueles grupos que, com armas desejam derrubar o Estado. A exemplo do que ocorria nos anos iniciais do Estado soviético, mas o contrário de tudo o que é Cuba hoje. Mas o regime castrista se esconde no fantasma da ameaça imperialista.

Se é verdade que o discurso de Obama defendendo os direitos humanos na ilha é hipócrita, ainda mais se levarmos em conta a existência da prisão de Guantánamo naquele mesmo país, local em que os EUA cometem as piores atrocidades, também é verdade que isso não pode servir como um salvo conduto para o regime cubano. A ditadura não é menos tirana por ser alvo da pressão de setores do imperialismo norte-americano.

Para além disso, podemos encontrar uma pista para o pior dos dramas de Cuba na própria nota do PCB. Diz ela que “a única alternativa ao atual sistema cubano é o imperialismo, através da burguesia de Miami”. É o único momento em que se encontra uma verdade na nota desse partido. De um lado, a ditadura dos Castros aliada ao imperialismo europeu é responsável por solapar as conquistas da revolução. De outro, resta o imperialismo norte-americano. Não poderia ser mais claro.

O drama é que sob uma ditadura como a que vigora hoje em Cuba se reduzem extremamente as possibilidades de surgir uma alternativa real, independente e dos trabalhadores. Sem o debate livre de ideias e a liberdade de expressão e de organização independente. O que o PCB e os demais setores da esquerda castrista fazem é deixar a bandeira das liberdades democráticas nas mãos dos EUA.

Por fim, é preciso lembrar ainda a postura vergonhosa de Lula, que não só se negou a criticar a morte de Zapata, como defendeu a repressão aos dissidentes políticos. Lula e a ditadura cubana apóiam-se mutuamente. Ou seja, Castro apoia Lula e por definição a sua candidata Dilma Roussef, mostrando a opção política realizada pelo stalinismo.

O PCB e os setores, de esquerda ou não, que se colocam de forma incondicional ao lado do castrismo reforçam ainda a ideia de um socialismo estereotipado pelo próprio imperialismo. Ou seja, decadente e ditatorial. Uma ideia de socialismo que nada tem a ver com os primeiros anos da revolução russa.

Quem está realmente ao lado do imperialismo?

fonte: Site do PSTU, clique aqui e visite